sábado, 28 de abril de 2012

Nilcepro HQ: quadrinhos em prol da vida

(escrevi o texto abaixo originalmente no site da PADA, e achei que seria relevante falar por aqui sobre esse projeto para ensinar cidadania e cultura para crianças carentes através dos quadrinhos. Espero que possa ajudar a divulgar essa iniciativa tão interessante e importante).


Os quadrinhos sempre sofreram preconceito, sendo taxados como subcultura ou literatura exclusiva para crianças. Isso levou a várias interpretações equivocadas, como a do psicólogo Fredric Werthan, que na década de 50 lançou o livro A Sedução do Inocente, que defendia que as HQs passavam exemplos de violência e homossexualidade aos leitores.

Contrariando todas as ideias negativas acima, o membro da PADA Sandro Marcelo elaborou o projeto Nilcepro HQ, que tem como objetivo auxiliar jovens carentes para a prática da cidadania, através de aulas sobre o desenvolvimento dos quadrinhos. As aulas são aos sábados, das 09:00 as 11:00, na escola municipal Dr. Luiz Coreira Araújo, na Rua dos Milagres, S/N, Loteamento São João e São Paulo, no Bairro Capibaribe, em São Lourenço da Mata.

O projeto é composto de cinco módulos, que serão ensinados em três partes. Na primeira, desenho e roteiro durante dois meses, dividindo 1:30 das três horas de cada aula. Em seguida, serão Arte-Final e Quadrinização para, por fim, aprenderem Produção de Revista.

As aulas tiveram início dia 17 de Setembro, com uma turma de treze alunos, todos ansiosos para aprender. Já há progressos tanto nas construções de imagens quanto no interesse pela construção de personagens.

E assim os quadrinhos, que muitas vezes já foram marginalizados, servem como ferramenta para o aprimoramento de jovens como artistas e cidadãos. Nós torcemos para que tanto os alunos como as HQs possam ganhar com essa troca, com o nascimento não só de um mercado pernambucano, como também de pessoas melhores.

Por ser um projeto sem fins lucrativos, o Nilcepro HQ aceita doações através do e-mail nilcepro.hq@gmail.com Basta entrar em contato para saber como ajudar.

O projeto também tem seu próprio Blog, que pode ser acessado aqui.

4 comentários:

Nane disse...

Atualmente a visão é outra, Ary. Diferente da década de 50, hoje os quadrinhos estão ganhando um espaço absuuuuuurdo. E isso é muito bom!

Muitos profissionais, inclusive educadores, utilizam a nona arte como forma de desenvolvimento e divulgação de conteúdo.

Acho que esse projeto tem tudo pra dar certo! Parabéns ao Sandro Marcelo pela iniciativa.

Mariana Netto disse...

Esse é um belo projeto! Espero q sirva de exemplo para muitos outros serem criados.

E concordo com os dois. É verdade que os quadrinhos ganharam bastante espaço no mercado. E também que ainda há um preconceito na sociedade que deve ser vencido. Mas hoje, as HQs estão com tudo dar certo =)

Aproveitando pra comentar:
- O blog cresceu muito e está ótimo! Parabéns, Ary! o/
- OI, NANE! Que bom te encontrar por aqui! XD

Pura Emoção! disse...

Hoje este seu material é usado realmente para a educação, pois é aceita pelo aprendente com facilidade ! É um empurrão lindo e carinhoso! Minha atitude foi espalhar no face e twitter, assim todos compartilham do que li! Você é Pura Emoção!:)

CodeMaster disse...

Ola! Sou Aldo Andrade, tudo bem? Estou passando pra avisar que você ganhou um selo para saber mais visite nosso site pelo link a seguir e pegue seu selo!

http://fanzinehouseeditora.blogspot.com.br/2012/05/selo-gebeoncom-nos-temos-um.html