quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mistiras Entrevista#5 (WC ao Quadrado)


A entrevista de hoje é com uma das publicações colaborativas em quadrinhos mais conhecidas do Brasil, a WC ao Quadrado.  Saiba como funciona o processo para se montar cada edição, o que é a "grande lista de webcomcs" e como ter o seu trabalho publicado na revista. Espero que gostem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-Como surgiu a ideia do WC ao quadrado, e quem são seus principais integrantes?

(Jack da Cleo): Surgiu no twitter, nem lembro quem falou o quê primeiro, só sei que eu entrei no meio da conversa com as minhas ideias e vontades e o povo começou a levar a sério. Daí fomos para um quarto mais reservado no facebook e fizemos um troca-troca de idéias, sugestões, propostas, projetos, até chegarmos a algo praticável. Nem todos que estavam na conversa do twitter acabaram participando, e nem todos que apoiaram o nascimento do grupo permaneceram na produção da primeira revista. Não existem "principais" integrantes, existem aqueles que participam mais ativamente e aqueles que ajudam a organizar o grupo.

(Diego Marinho): Me lembro de estar conversando com o pessoal na internet, e no meio de muita conversa resolvemos nos unir e criar a princípio uma revista e um podcast. Na verdade ninguém vai saber dizer ao certo como foi... É tipo quando perguntam como criaram o nome de alguma banda de sucesso. O tempo vai passando, e as novas versões de história vão surgindo. Só sei que nos unimos (e não foi no banheiro), e surgiu a WC²,que quer dizer WC de banheiro e de Web Comics. Por isso que é ao quadrado (²).

(Tebhata Spekman): O intuito do projeto não é valorizar ninguém em especial e sim o coletivo. Por isso não temos uma pessoa (ou pessoas) principais. Porém, como todo grupo com mais de 3 pessoas temos umas figuras que acabam precisando por a ordem no lugar, manter a roda girando. Isso faz parte da natureza humana. Mas todos estão ali e podem ajudar de todas as formas! 



Clique na imagem para ampliar
                                            

-Pelo que pude perceber, o WC ao Quadrado é mais uma comunidade com uma revista digital do que apenas uma publicação. Podemos definir assim?

(Fabio Dino): Sim, podemos. A intenção é que seja um produto coletivo, que todos trabalhem para que ela vá ao ar. Claro que uns ou outros sempre acabam agregando trabalho a mais, mas é normal num coletivo. O legal é que sempre surgem pessoas novas com novas ideias, isso tudo agrega.

(Tebhata Spekman): Antes de uma revista ou podcast somos uma comunidade de pessoas apaixonadas pelos quadrinhos e por ilustração. Somos um apanhado de ideias para serem trocadas, refinadas e projetadas! A revista e o podcast são apenas a nossa forma de por isso para o mundo! De ensinar e aprender!



-Como é o processo para se montar uma edição?

(Jack da Cleo): A gente desenha e manda pro Dino xDDDD

(Fabio Dino): Um mês antes da revista ir ao ar, abrimos um tópico na comunidade perguntando quais são as sugestões de temas, depois de alguns dias de conversas e sugestões, propomos através de uma enquete, com os temas sugeridos, qual será o tema do mês seguinte. Decidido o tema, damos cerca de 20 dias para os participantes entregarem as páginas em um formato padrão, podendo ser HQ, tirinhas ou ilustrações (e até entrevistas e outras coisas que o pessoal fizer, claro, dentro do tema). Para participar da revista, não precisa de convite, apenas ter algum trabalho de quadrinhos ou ser relacionado a quadrinhos. O Abel [Nota do Editor: Abel Pedro] é um exemplo, não faz quadrinhos mas está sempre ajudando a gente, a ideia da entrevistas na revista foi dele, e ele mesmo é quem organiza essa parte.

(Tebhata Spekman): Após a edição pronta, nós os editores, sempre colocamos a revista para ser avaliada pela comunidade do WC², antes de mandarmos para ser colocada no ar, esta é uma parte tão importante quanto a produção, pois é nesse ultimo ajuste que damos o toque final e ela fica essa coisa linda que todos leem mensalmente!

(Diego Marinho): Creio que o Fábio Dino e o Tebhata Spekman merecem os méritos, pelo trabalho todo que dá para editar isso. Eu por exemplo não entendo nada de edição, senão ajudaria para aliviar o peso do povo. Logo, tento amenizar isso com a criação de conteúdo.


-Sobre o podcast, quando perceberam que seria interessante e que temas já abordaram?

(Jack da Cleo):  A vontade de fazer um podcast já existia há alguns anos, mas logo quando montamos o grupo tanto a revista quanto o podcast foram os projetos visados e com o surgimento do Café com HQ o incentivo foi maior ainda. Os primeiros temas seguiram uma construção sobre o processo de produção de uma webcomic, desde o aprendizado do desenho até a rentabilização do site. A ideia era incentivar e ajudar os autores que queriam montar suas webcomics e também trazer ao público que lê as webcomics o conhecimento de como é para o autor o processo de produção. 


                                                  Clique na imagem para ampliar

-Vocês têm uma seção em seu site chamada "A grande lista de webcomics". Qual o objetivo e como um autor pode ter o seu site nela?

(Jack da Cleo): O objetivo é ter todas as webcomics nacionais listadas. Qualquer autor de webcomic pode cadastrar seu site, basta acessar e cadastrar.

-
Para terminar, nos falem sobre os futuros planos e projetos da WC ao Quadrado. Fiquem à vontade também para divulgar qualquer coisa relacionada ao trabalho de vocês.

(Fabio Dino): Para um próximo passo, planejamos uma revista impressa. Infelizmente nem todos participantes poderão participar, por isso escolhemos alguns, os mais antigos e participativos. Se der certo, esperamos lançar volume 2, 3 e etc com os outros participantes. Em breve daremos mais detalhes sobre isso, mas podemos dizer que a intenção é lança-la ainda este ano.

(Diego Marinho): Todos nós amamos quadrinhos. Queremos continuar produzindo mais, e aumentar mais a nossa lista de webcomics, para divulgar a todos que também fazem quadrinhos.

(Tebhata Spekman): Aguardem pois eu acredito que o WC² ainda vai surpreender muito o pessoal que curte quadrinhos. E se você gosta de webcomics, e quer colaborar de alguma forma é só nos visitar, entrar em contato, sugerir, apoiar e quem sabe aprender conosco enquanto aprendemos com você também?

É isso. Agradeço a vocês pelo seu tempo e atenção, e estejam à vontade para voltar no Mistiras quando quiser. Abração!


14 comentários:

Raony Farias disse...

Massa, era o q eu esperava pr publicar minhas istorias. Valew!

Hector Carestiano disse...

Legal, tenho uns roteros aqui parados, mas não tenho desenhista. Quem sabe não consigo transformar em quadrinhos agora!

Dimas Alves disse...

Shooooow!

Gilder Burity disse...

Massa! Muito legal o site deles. Vou ver se envio algo!!

Mirna Carestiato disse...

Como fasso pra mandar minhas HQs pra eles???

Yasmmin Lorena disse...

Duper! Tem muita coisa bacana no site do WC2, virei fã!

Carol Viana Feller disse...

Já era fã do trabalho do Fabio Dino, é claro que vou acompanhar! =)

Antonio Araujo disse...

Muito legal a entrevista, curti!

Fex disse...

O trabalho coletivo em quadrinhos é mais um potencial das webcomics, seria difícil ver uma coisa do tipo, com esta dinâmica, em quadrinhos impressos.

Eu acredito nesta forma de publicação, espero que os artistas do WC² encontrem cada vez mais seu espaço nos quadrinhos brasileiros.

Fernanda Teodoro disse...

Curti muito a entrevista, e realmente é um ótimo trabalho que o pessoal do WC 2 faz. Abraços

Bruno Carestiato disse...

Massa! Vou acompanhar com certeza!

Fabio Dino disse...

Uhuul tenho uma fã... er cof cof...quer dizer...
Obrigado pessoal do mistiras pelo espaço. O nosso site, http://wcquadrado.com/ , tá em reforma, mas tem as edições lá. Para quem quiser participar, deixa mande uma mensagem na nossa página no facebook que respondemos como fazer https://www.facebook.com/wcquadrado
Valeu ;)

Fábio Branco disse...

Legal, curti a entrevista, vou dar uma olhada no site. Falow

Carolina Côrrea disse...

Bacana a entrevista, vou ver a revista! o/