quarta-feira, 1 de maio de 2013

Mistiras Entrevista#3 (Max Andrade)


Hoje a entrevista é com o criador do mangá brasileiro independente de sucesso, Tools Challenge. Saiba curiosidades sobre seu processo de criação, financiamento coletivo e sua obra mais famosa.

Espero que gostem!

---------------------------




Vamos lá:

-Primeiro, como surgiu seu interesse pelo desenho e quais são suas maiores referências?

Acredito que o interesse surgiu por meio do meu pai, que colecionava vários tipos de HQs, como Batman, Demolidor, Chico Bento e outros. Já fiquei viciado desde pequeno. Entretanto, depois que conheci Dragon Ball acabei sendo muito influenciado pelo mangá.

-Antes de Tools Challenge, quais outras HQs já produziu?

4 One-shots (histórias fechadas). Interhigh Fight!, Trato Feito, Mondai e Blue Hair Brothers. Isso já produzindo de forma séria. Antes fiz inúmeras histórias em folhas de caderno. Todos esses 4 citados podem ser lidos no meu blog Puff no Piripaf.



-Sobre Tools Challenge, como surgiu a idéia do mangá? Fale um pouco da HQ para nossos leitores.

Muita gente pergunta isso, então creio que essa resposta não seja inédita. Pra quem não sabe ainda, tive a ideia por trabalhar 4 anos em um depósito de ferramentas, o que me fez conhecer muitas delas e ainda pegar gosto pela coisa. Hahahaha.

-Recentemente, o volume um de Tools Challenge alcançou sua meta no Catarse (financiamento coletivo) e sua tiragem já está a caminho. Como se deu o processo para colocar a HQ no financiamento, e quais foram as maiores dificuldades para se alcançar o objetivo? 

Cara, é tanta coisa que dava pra escrever um livro. Foi uma longa jornada, hahaha. Desde a procura de um meio de financiamento, o primeiro contato com o Catarse até a produção final do livro, teve umas 200 etapas. Acho que as duas maiores dificuldades foram primeiro a dificuldade de romper o preconceito das pessoas para elas colaborarem e depois alcançar a qualidade desejada na impressão (pensei que tudo era mais simples).

-Você foi o vencedor do concurso "Seja o Novo", da Ação Magazine número 3, com a história "Pré, o Drama da escolinha". Há planos de transformar a one shot em série, tanto on line ou através da revista?

Quando eu fiz eu não tinha essa vontade não. Mas posso dizer que de lá pra cá tive umas ideias que dariam ótimas histórias fechadas. Nada impede que um dia apareça aí uma mini continuação de “PRÉ” =).

-Para terminar, nos fale sobre seus próximos projetos, seja em que área for, e fique a vontade para divulga-los.

Droga! Tem muita coisa, mas até agora quase todos são secretos. Vou ter que ficar sem falar. Dos que posso falar, temos o Tools na Mangá Pride a partir da edição n°3 e uma história minha chamada “Quem vai desligar a TV?” que sai na Quadrante X n° 13. O resto é mesmo segredo. Posso dizer que são 3 projetos!

É isso Max, obrigado pelo seu tempo e atenção, e esteja à vontade para voltar no Mistiras quando quiser. Abração!

Muito obrigado pelo espaço! Se possível gostaria de deixar o link para quem quiser adquirir o volume 1 do Tools. Abraço e até mais!


 

Nenhum comentário: