terça-feira, 6 de janeiro de 2015

3 anos de Mistiras (mais top 5 de 2014)



Incrível como a vida pode mudar rápido em um curto período de tempo.

De 2012 para cá, eu comecei um sonho, que é trabalhar para viver de quadrinhos; conheci grandes amigos, inclusive um do qual seria meu grande parceiro nessa empreitada; me formei em jornalismo com um projeto inovador de quadrinhos digitais; conheci a garota a qual sempre quis conhecer; comecei a vender meus primeiros produtos com a marca do Mistiras, tive meu primeiro filho... enfim, a lista é bastante extensa.

Nesses últimos anos, o Mistiras esteve no epicentro de toda essa mudança, evoluindo junto comigo, se mesclando, num processo de criador e criatura cíclico. Estou onde sempre quis estar: trabalhando com o que amo, próximo de minha família, mas ainda assim, mantendo minha liberdade e privacidade para criar.

E nada disso teria sentido, ou chegaria onde chegou, sem vocês, que nos acompanham toda semana, que curtem e divulgam o nosso trabalho e apoiam comprando nossos produtos. Mesmo aqueles que pouco comentam não nos passam despercebido: todos vocês são importantes para nós. Muito obrigado por sua atenção, carinho e, acima de tudo, por gostarem do Mistiras. O sentimento de admiração e respeito que tenho por vocês é tão grande quanto nossa vontade de continuar crescendo cada vez mais.

Para encerrar, reafirmo nossos votos de continuar nos esforçando para entregar a nossos leitores sempre tiras com cada vez mais qualidade e originalidade. Reservamos boas surpresas para 2015, então por favor fiquem conosco durante os próximos meses.

E para comemorar nosso terceiro ano de vida, que tal um top 5 das coisas bacanas que tivemos em 2014?

Vamos lá:

    
Sociedade Secreta do Mistiras no Patreon  (SSM)


Nosso primeiro grupo de conteúdo exclusivo para apoiadores. Na SSM, o leitor tem direito a fazer parte de uma comunidade com quadrinhos inéditos, making off de nosso trabalho e de trocar ideias com outras pessoas que gostam de HQ. A página entrou no ar no final do ano passado, clique aqui para acessá-la e ter mais informações.



Conhecer grandes nomes do quadrinho nacional pessoalmente

  
Luciano Félix, Vitor Cafaggi e Ary Santa Cruz na Livraria Cultura do Paço Alfândega...


  
...e o encontro com uma lenda viva dos quadrinhos nacionais: Sidney Gusman! 

Eu e Luciano não somos muito de viajar para convenções de quadrinhos. Por sorte, Vitor Cafaggi e Sidney Gusman estiveram ano passado por aqui, e deixar de bater um papo com eles seria praticamente um crime.

Para quem não conhece, Vitor é um dos grandes expoentes do quadrinho nacional. Sua obra Valente nasceu como independente e hoje é publicada pela Editora Panini. Já Gusman é o gênio responsável pela leva de produtos criativos que a Mauricio de Sousa Produções tem realizado nos últimos anos, como o projeto MSP 50 (do qual Luciano fez parte do primeiro volume) e as Graphic MSP. Com Gusman, A Turma da Mônica voltou a atingir um público que não consumia as HQs do grupinho do Bairro do Limoeiro há tempos, e ainda elevou a qualidade para o nível europeu, o que é um feito e tanto.

E nós conhecemos essas duas figuras simpáticas e inteligentes em 2014. Caiu até uma lágrima aqui lembrando disso...



Publicação de Wander, Herói Porque Sim! de Luciano pelo Catarse


 Clique na tira para ampliar

Se em 2013 lançamos a compilação com o primeiro ano de vida do Mistiras, em 2014 o ano seria dele: Wander. Criação de Luciano, o personagem é um fã de quadrinhos que decide tornar-se um herói encapuzado por conta própria. A obra é uma singela homenagem e paródia tanto ao tema de super-heróis como também aos clássicos filmes da década de 80.

Após alguns meses no Catarse, o livro finalmente foi lançado e pode ser adquirido no blog oficial de Luciano, o Ficcítia.

Aqui no Mistiras lançamos um especial de tiras promocionais do personagem, que você pode ler clicando aqui.



Mistira com maior visualização de nossa história e que ainda fez sucesso no 9gag


A Mistira acima é, nada mais nada menos, o nosso quadrinho de maior visualização até hoje. No site, em 24 horas ela alcançou quase cem mil visualizações, enquanto que em nossa Fanpage alcançou mais de 2.000 curtidas e compartilhamentos. Fora isso, ainda descobrimos que, pouco depois, ela se tornou sensação no 9GAG, alcançando mais de 20.000 pontos e agregando vários brasileiros por lá. Já é a Mistira favorita de muita gente, inclusive uma das nossas.



A Estreia de Angúria


Clique na Mistira para ampliar

Angúria é uma nova série regular do Mistiras, que estreou em 23 de maio. São nossos primeiros quadrinhos "tarja preta", ou seja, para um público mais maduro, por conter temas mais pesados. Na história, a protagonista é uma jovem que consegue ouvir pensamentos libidinosos de homens a quilômetros, e se torna uma pessoa fechada e distante. Tudo muda uma noite, ao negar ajuda a uma estranha que esta prestes a ser estuprada por um trio de baderneiros. Uma reviravolta amarga do destino fará com que a garota mude para sempre seus valores e senso de justiça.

Inicialmente uma aposta arriscada, Angúria mostrou-se ser nossa série com maior e melhor recepção do público, até mesmo que Um Teco. Como a intenção é que cada tira deixe o leitor aflito para saber como os eventos da história irão se desenrolar na HQ seguinte, muitos leitores elaboraram teorias do que poderia acontecer, se a personagem aguentaria seu martírio e alguns até dizendo que a protagonista era a personagem mais interessante que haviam visto em uma HQ, o que muito nos deixou felizes. 

O segundo arco de histórias de Angúria estreia ainda esse mês, no dia 16 de Janeiro. Você pode ler todas as tiras do primeiro arco aqui.  
 

 
 

2 comentários:

Nane disse...

Parabéns, Mistiras (e Ary, e Luciano, e Mariana) pelos 3 anos e pelo histórico de sucesso!!!

\o/ Que o ano de 2015 traga muita fartura de posts, deliciando cada vez mais os nossos olhos e intelecto.

Abração!!

Ary Araujo de Santa Cruz disse...

Valeu mesmo pelos parabéns Nane, e obrigado de coração por acompanhar o nosso trabalho. Abração! ^^